Todos os scripts

Aplicável para: dispositivos macOS

Na página Administrador > Todos os scripts , o Ivanti Neurons for MDM permite que os usuários com função de Gerenciamento do sistema criem ou carreguem e gerenciem scripts que podem ser usados em configurações e distribuídos para os dispositivos. Você pode associar atributos personalizados com os scripts e atribuir os valores resultantes aos dispositivos configurados. Use as trilhas de auditoria para visualizar os registros das mudanças de script e os resultados de execução.

Você pode escrever um script que executa quaisquer configurações nos dispositivos. Por exemplo, você pode executar scripts que:

  • forcem os usuários do dispositivo a alterar suas senhas mensalmente,
  • travar a tela após 5 minutos de inatividade ou
  • configurar uma rede Wi-Fi protegida.

Esta seção contém os seguintes tópicos:

Adicionando um script

Você pode criar ou carregar um repositório de scripts bash. Esse repositório pode ser usado em uma configuração, como Mobile@Work para o script macOS, para selecionar um script e distribuí-lo para execução em dispositivos de acordo com a programação especificada na configuração.

Por exemplo, você pode criar um script shell para execução nos dispositivos. Você pode usar encapsulamentos, se necessário. Não há suporte para a execução dos arquivos binários de dentro de um script shell.

A Ivanti recomenda testar seus scripts shell antes de executá-los em dispositivos para garantir sua robustez e qualidade. Execute seus scripts localmente e corrija quaisquer erros resultantes.

Procedimento

  1. Acesse Administrador > Todos os scripts.
  2. Clique em + Adicionar.
  3. Nomeie e descreva o script.
  4. Selecione um Tipo de Script a seguir:
    • bash
    • zsh
    • python
    • swift
  5. Marque a caixa Executar como root para executar o script como root nos dispositivos. Por padrão, essa opção está desmarcada.
  6. No Editor de script, você pode digitar, arrastar e soltar ou copiar e colar um script na caixa de texto.
  7. Como alternativa, clique em Importar código de um script para arrastar e soltar um arquivo de script existente ou clique em Escolher arquivo para procurar e selecionar o arquivo de script que será carregado no Ivanti Neurons for MDM. Isso substituirá qualquer script existente no editor de scripts. Essa ação não poderá ser desfeita. Clique em Importar. O código do script carregado será exibido no editor do script.
  8. (Opcional) Na seção Atributos personalizados disponíveis, selecione um ou mais atributos personalizados do dispositivo exibido para associá-los ao script. Eles podem ser usados para atribuir os valores de execução do script resultante para os atributos personalizados do dispositivo dos dispositivos configurados. Clique em Código de amostra para atributos personalizados para visualizar um código de amostra usando atributos personalizados em um script.
  9. Clique em Salvar.

Os nomes de atributo personalizados no script devem estar em letras minúsculas. Se os atributos personalizados são referidos em quaisquer scripts, então os atributos não podem ser removidos. Quando você modifica um atributo personalizado (por exemplo, seu nome) e se ele for associado a um script, então você deve fazer as mudanças correspondentes nos scripts associados.

Modificando um script

Para editar ou remover um script:

  1. Acesse Administrador > Todos os scripts.
  2. Na coluna Ações para o script, clique no ícone correspondente para editar ou excluir a ação.
  3. Siga as instruções na tela para concluir a ação.

Quando um script (conteúdo, nome, descrição) é alterado, todas as configurações que estão associadas ao script são redistribuídas para os dispositivos.

Usando variáveis de script

Defina e armazene entradas de script, como variáveis de ambiente e de substituição, no repositório de scripts. Na configuração do script Mobile@Work para macOS, dependendo de qual script é vinculado, as variáveis de script relacionadas estarão disponíveis para uso quando necessárias. Esse recurso requer o Mobile@Work para macOS 1.71.0 até a versão mais recente com suporte do Ivanti Neurons for MDM.

Utilize as variáveis para executar um script com diferentes valores a cada execução. Por exemplo, um administrador pode criar um script para utilizar a variável de ambiente ${userEmailAddress} como a variável de script e associá-la a uma configuração de script Mobile@Work para macOS. Quando a configuração é distribuída e instalada em cada dispositivo de usuário, o Ivanti Neurons for MDM envia um endereço de e-mail de usuário registrado diferente para que cada dispositivo realize determinadas ações. O portal administrativo do Ivanti Neurons for MDM suporta variáveis ​​personalizadas.

Para adicionar uma variável de script:

  1. Acesse Administrador > Todos os scripts.
  2. Na seção Entrada de script, clique em + Adicionar.
  3. Na página pop-up Adicionar entrada de script – variável de ambiente, digite os seguintes dados:
    • Rótulo a ser exibido – este texto será mostrado como um rótulo na página de configuração do script Mobile@Work para macOS. Por exemplo, Inserir pasta SO, Inserir número Apache etc.
    • Nome da variável de ambiente – por exemplo, JAVA_HOME, OS_VERSION etc. O Ivanti Neurons for MDM substitui os valores das variáveis de script ao enviar os detalhes da configuração para um dispositivo de destino, sendo que os valores permanecem no banco de dados.
    • Valor padrão da variável de ambiente: por exemplo, 1024, bin/java, ${PhoneNumber} etc. As variáveis de entrada seriam usadas no script carregado ou editado por um administrador. Veja também as seguintes observações.
  4. Na região Pré-visualização, revise como o valor da variável de ambiente será mostrado na forma de entrada de script na página de configuração.
  5. Clique em Salvar.

Dessa forma, apenas o rótulo e o valor padrão estão disponíveis para a configuração, mas o nome da variável de ambiente não é disponibilizado, o que fornece uma camada de abstração.

  • Valores alfanuméricos (por exemplo, 1024, bin/java, root@localhost) ou atributos do sistema (por exemplo, ${userFirstName}) são aceitos como valor da variável de ambiente.
  • Na página de configuração, é possível modificar ou excluir o valor da variável de ambiente durante a implantação.
  • Se o valor da variável de ambiente não for fornecido, certifique-se de informar um valor durante a implantação do script. Caso contrário, o valor vazio será passado ao script.
  • Depois da distribuição e instalação da configuração do script no dispositivo, a edição das variáveis de ambiente na página Administrador > Todos os scripts não afetará as configurações associadas ao script. Consulte também Configuração de script Mobile@Work para macOS.

Como editar uma variável de script

Para modificar uma variável de script, clique com o ícone de edição (lápis) na variável e salve as alterações.

Se uma configuração de script fizer referência a um script com variáveis, a edição do rótulo de uma variável de script existente também será refletida na configuração do script. No entanto:

  • Uma alteração no valor padrão da variável de script não será refletida nas configurações existentes.
  • Uma alteração no valor padrão da variável de script será refletida em todas as novas configurações criadas com o script anterior.

Como excluir uma variável de script

Para excluir uma variável de script, clique com o ícone para excluir (sinal de menos) na variável e confirme.

Uma variável de script recém-criada e a exclusão de uma variável de script existente serão refletidas inclusive em uma configuração já existente.

Testando um script

Teste rapidamente a execução de um script na ferramenta de depuração antes de testá-la em um dispositivo, sem necessidade de salvar os scripts. Este recurso requer o Mobile@Work para macOS 1.67 até a versão mais recente com suporte do Ivanti Neurons for MDM.

Procedimento

  1. Acesse Administrador > Todos os scripts.
  2. No Editor de scripts, adicione ou importe um script.
  3. Se o locatário tiver vários espaços, selecione um espaço.
  4. Na seção Script de teste, selecione macOS como plataforma.
  5. No campo de texto Localizar dispositivos, encontre e selecione o dispositivo no qual o script pode ser testado. O dispositivo pode ser pesquisado pelo número de série,nome de usuário,nome do dispositivo eversão do SO.
  6. Clique em Testar agora. Dessa forma, uma variável de ambiente pode ser adicionada, editada e excluída, e o script pode ser testado com esse estado (sem nem mesmo salvar as alterações realizadas).
  7. Aguarde o script a ser enviado e executado no dispositivo.
  8. Revise os resultados publicados do teste nas seções Entrada de script (que contém os detalhes da variável de ambiente), Saída de script e Atributos personalizados. Os valores padrão das variáveis de ambiente também são exibidos.

Verificando os resultados de execução de script

Para visualizar os registros dos resultados de execução de script:

  1. Acesse Dispositivos.
  2. Clique no nome do dispositivo.
  3. Clique na guia de Registros.
  4. Em uma linha que exibe a ação da Execução de script, você pode verificar as seguintes informações:
    • nome do script na coluna Detalhes;
    • status de execução do script na coluna Status;
    • data e hora da execução do script na coluna Data; e
    • registros de execução de script (registro de dispositivo plist) ao clicar no ícone de olho na coluna Ações.
  5. Use os filtros para exibir as linhas Execução de script. Registros dessas linhas incluem o resultado (plist) do resultado padrão e erro padrão para os scripts.
  6. Use os filtros para exibir as linhas Processamento de resultado de execução de script. Registros para essas colunas incluem detalhes (plist) de como os resultados foram processados.
    • Se um script não possui atributos personalizados associados a ele, não haverá resultados para processar. Esses scripts não serão exibidos na lista de linhas filtradas.
    • Se um script possuir atributos personalizados associados a ele e se eles estiverem no formato esperado, então os atributos personalizados dos resultados são mapeados e o status é exibido como Bem-sucedido. Você pode verificar os atributos personalizados e seus valores na guia Atributos.
    • Se um script possuir atributos personalizados associados a ele e se eles não estiverem no formato esperado, então os atributos personalizados dos resultados não são mapeados e o status é exibido como Erro.
    • Se o formato do resultado for correto, mas nem todos os atributos personalizados associados forem enviados no resultado, o status é exibido como Erro.
    • Se uma variável de script for enviada junto com o script, os logs do Processamento de resultado da execução do script incluirão detalhes (plist) da variável de script.

Tópicos relacionados: